Dino

Dino

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semana Farroupilha

      No dia 16 de setembro a Escola São José realizou almoço para os alunos, professores e funcionários no Galpão Crioulo construído nas dependências da escola.


Imagens da construção do Galpão.








Almoço













Boneco ecológico.

Quem ama transforma
                Boneco ecológico.
                O objetivo desta prática é mostrar aos alunos a impotência da água na vida das plantas, sem água não há vida.
                Através do lúdico os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça, contém serragem e semente de alpiste. Por fora os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas, criando fisionomias diferentes. As crianças acompanharam o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. Assim percebem a importância da água na vida das plantas, pois sem água não há vida.
Professora Odete Jahn.






sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ação Ecológica


 AÇÃO ECOLÓGICA
                No dia 26/08/11 os alunos da Escola Integral São José, 1º ao 4º ano realizaram um passeio ecológico tendo como objetivo a importância de ser natureza, estar natureza e preservar a natureza.
                Ver , sentir, tocar é sem dúvida uma dádiva suprema que irradia o ser. Porém, quando desprovido de tal grandiosidade torna incrédulo, sem cor, sem vida.
                Proporcionar ao nosso semelhante oportunidades para despertar o amor pela natureza estamos assim proporcionando o valor maior que é amar a si mesmo e ao próximo.
                Portanto, pensando em formar cidadãos capazes de valorizar a vida é que nós da Escola Integral São José trabalhamos idéias com ações que estão sendo desenvolvidas através das aulas de E. A. e do grupo Com Vida sensibilizando o alunado presente e a comunidade escolar.
                No decorrer da manhã do dia 26/08/11 os alunos realizaram uma plantio de mudas de árvores nativas na propriedade do Senhor Elias Radtke, junto a sanga que passa neste local. Também presenciaram uma bela paisagem, a evaporação da água do rio Turvo, dentre outras maravilhas naturais.
                Os alunos foram acompanhados pelos professores, Rosa, Guilherme e Claudia que juntos interagiram conhecimentos visando um aprendizado de qualidade, pois a soma de idéias e ações forma um aprender consciente e diversificado.
Texto produzido pela  Prf Claudia Solange de Moura)
                
Depoimentos dos alunos:
- “Gostei de plantar as mudinhas para preservar a natureza e fechar a mata”
Evandro;
- “Plantamos perto da água, um riozinho, vimos o rio Turvo.
- “Gostei de correr atrás das galinhas.
- “A horta, a salada, o alface, repolho, couve-flor, sem agrotóxico, só usam água e esterco”
Camila;

- Vimos um açude, patos, perus, porcos, vacas, cachorros, galinhas. Ah uma galinha atropelada por uma carroça cheia de pasto, estava em alta velocidade.
-“Eu tratei a galinha com uma minhoca”
Leovani

-“Toquei numa planta chamada urtiga e meus dedos arderam muito, gostei mais do cachorro tiririca e do carroça”
Jenifer
- “Gostamos de lavar as mãos na sanga.
-“ A fumaça que saia do rio Turvo se transformando em nuvem. Observamos a natureza e ajudamos no reflorestamento com mudas nativas como pitanga, guajubu e outros.
-“Gostei de correr atrás dos porquinhos”.