Dino

Dino

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Escola Integral

Oficina de Meio Ambiente com a Prof. Claudia



 
Oficina de Escultura em Madeira com o Artesão Mauro.



Oficina de Ac. Pedagógico com a Prof. Lovaine



Oficina de Violão com a Prof. Hilda.


Oficina de Jogos de Mesa



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Gincana Municipal do Meio Ambiente

Escola Municipal Integral São José, participa  da gincana municipal do Meio Ambiente

            A alegria, o sorriso, a garra, a disposição de lutar, vencer, é que nos deixa fortes para o amanhã. Saudar a vida com naturalidade, com esperteza e serenidade, mostrar a capacidade de sermos integrantes e conquistadores de espaços, de almas geniais, é o que nos faz a cada dia seres importantes de uma sociedade idealista. Somos guerreiros, defendemos a nossa anfitriã. Queremos  conscientizar e ser conscientes, sensibilizar e ser sensibilizados, alcançar a plena grandiosidade de sermos pensantes contribuindo assim para uma disseminação de ideias e saberes juntando a importância de conhecer e fortalecer gestos igualitários para assim podermos salvar o que temos de grande valia, a vida.
            Despertar o valor  que deve ser dado a nossa grande mãe é sem dúvida,  uma atitude valiosa,  que financeiramente não adquirimos e sim obtemos quando nos é acionado o prazer de formar  consciência , amadurecer para a concretização de sonhos e  de embalar o despertar do mais puro anseio de  mantermos a continuidade da natureza e da  vida.
            Parabéns aos participantes da equipe “ NATUREZA E VIDA” da Escola Municipal São José pela conquista do 2º lugar na gincana do meio ambiente realizada dia 15 de junho de 2011 nas dependências da FEICAP.  

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS COM ALUNOS

ESCOLA SÃO JOSÉ REALIZA ATIVIDADES DIVERSIFICADAS COM ALUNOS
                Atendendo os objetivos estabelecidos para o segundo trimestre do ano letivo de 2011, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Três Passos, realizaram atividades diferenciadas de ensino. No dia 20 de junho alunos do 8º e 9º anos visitaram a Fábrica de Calçados Correa localizada nas dependências do Parque de Exposições de Três  Passos (FEICAP) e também,  na oportunidade, visitaram o Museu da Colonização (MUCO). Já no dia 28 de junho, alunos do 6º e 7º anos realizaram uma  visita a ex-Colônia Militar do Alto Uruguai, no município de Tiradentes do Sul.
                As atividades desenvolvidas pela Escola possuem por objetivos beneficiar os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, promovendo dessa forma ferramentas que possibilitem aos alunos se identificarem quanto ao mundo que os cerca como também em relação  as suas origens enquanto cidadãos. Nesse aspecto salientamos a visita a ex-Colônia Militar do Alto Uruguai, onde os alunos tiveram a oportunidade de visualizar parte do patrimônio histórico regional.  Relacionado a isso procurou-se trabalhar com as origens do município de Três Passos, assim como a formação do espaço geográfico e ao processo de povoamento que deu origem ao município. Já a visita a Fábrica de calcados proporcionou aos alunos estabelecerem conceitos relativos a industrialização e aos direitos e deveres do trabalhador. Por último, a visita ao Museu da Colonização objetivou a valorização do patrimônio histórico e cultural de nosso município.
                No decorrer do ano letivo a Escola São José dará continuidade as atividades extra-classe,  que permite aos alunos manipularem novas ferramentas de aprendizagem. (Texto: profº. Aragonêz Ribeiro)
               

ENSINAR/APRENDER COM LUDICIDADE

ENSINAR/APRENDER COM LUDICIDADE
            Em uma educação voltada para a cidadania, é imprescindível a construção de aprendizagens significativas. Assim, tendo esse pensamento como base e com o objetivo de proporcionar ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica e prazerosa, foi proporcionado aos alunos do 2º ano da Escola São José, a construção de um mercadinho em sala de aula. Através desta atividade, coordenada pela professora Odete, os alunos puderam vivenciar questões de seu dia-a-dia: compra e venda de mercadorias, pesquisa de preços, troco, organização das embalagens o que desencadeou um estudo das mesmas e das informações nelas contidas. Segundo a professora, a definição dos papeis que cada um iria desempenhar dentro da atividade, a construção das regras pelo grupo e o respeito às mesmas, também foi um dos pontos positivos da atividade.
            “Ao interagir com o outro, a criança movimenta-se em  busca de parcerias e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; expressa-se através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões” (VYGOTSKY). Portanto, atividades como essa contribuem para facilitar a aprendizagem do aluno, desenvolve processos sociais de comunicação, de expressão e construção do conhecimento, explora a criatividade e contribui para a melhoria da conduta e auto-estima da criança.